quarta-feira, 16 de março de 2011

III Maratona de Ourique

Realizou-se no dia 06 de Março a 3ª Maratona de Ourique, uma bela prova no nosso Alentejo.
Chegámos a Ourique por volta das 08h00 mesmo a tempo de preparar a minha merida.Fui levantar o dorsal e fiquei satisfeito porque o saco continha gel energético que veio dar bastante jeito porque me tinha esquecido em casa.
A partida foi dada um pouco antes da hora prevista porque já chovia. Dada a partida ocorreu um pequeno percalço porque os atletas afunilaram  e a direcção da merida ficou desalinhada devido a um embate com outros dois atletas.
O percurso iria ser muito exigente com 860 metros de acumulado de subidas e com o terreno num autêntico lamaçal que fez com que ainda fosse mais difícil. Mas os trilhos estavam muito bons, com belas paisagens, muitas subidas boas de se fazer e poucas descidas, single tracks de fazer inveja a muitas maratonas. Chegando ao 1º abastecimento, foi-me dito por um espectador que seguiria na 3ª posição da meia maratona. Fiquei extremamente satisfeito e mais motivado. Assim sendo, tinha 35 km realizados e faltavam cerca de 20 km para o final. Não podia cometer erros senão perderia esta posição. Então fui muito cauteloso fazendo um resto de prova com cabeça, gerindo o meu esforço. Perto do final, ao km 50 tivémos a última dificuldade: a subida às antenas de Ourique com 15% de inclinação, já estava um pouco cansado, a subida já foi feita com a ajuda da avózinha!!
Chegado ao alcatrão, fiquei extremamente satisfeito por ver a meta, sabia que o 3º lugar já não me fugia. A maratona de Ourique era uma das que tinha como ambição chegar ao pódio. Terminei o percurso dos 54 km em 3º lugar com o tempo de 02h28:16 e com uma média de 21,8.
Fomos almoçar na companhia da equipas de Ermidas Sado. Tinhamos à nossa espera um belo banquete em que o porco preto foi rei.
Por volta das 15 horas deu-se a entrega dos prémios. Para além de um bonito troféu, ainda recebi um saco da Salsicharia Abelhinha com enchidos de porco preto.
A minha próxima participação será no dia 27 de Março no Cercal do Alentejo, um passeio que servirá de preparação para a maratona de Portimão no dia 3 de Abril.


  O tratamento de pele!!!

II Maratona Rota do Casqueiro - Vila Nova de Santo André



No dia 27 de Fevereiro participei na 2ª Maratona Rota do Casqueiro em Vila Nova de Santo André no percurso dos 45 km.
Este ano o S. Pedro deu tréguas em relação ao ano passado, tivémos direito a um belo dia de sol.
A partida foi dada às 09 horas com um ritmo forte, sempre a tentar chegar aos da frente mas não estava fácil porque levavam um grande ritmo.
Eu fui sempre na minha pedalada com um percurso exigente com subidas muito difíceis de realizar, até ao 1º posto de controlo foi sempre assim.
 Depois só tivémos mais uma subida pequena , os últimos 7 kms foram em grande ritmo até Vila Nova de Santo André.
Mais um resultado desanimador, esperava mais para esta maratona. Terminei a prova no 9º lugar com o tempo de 01h39:06.

I Maratona Lagoa do Calvo - Poceirão

Realizou-se no dia 23 de Janeiro  a 1ª maratona Lagoa do Calvo no Poceirão.
Aproveitámos a participação nesta maratona para passarmos um fim-de-semana diferente. Saímos no sábado em direcção a um aldeamento turístico perto de Águas de Moura onde pernoitámos. Os nossos amigos Nuno e Cristina Sequeira fizeram-nos companhia neste fim-de-semana.
Chegámos ao Poceirão por volta das 08h30 mesmo a tempo de preparar a máquina. A partida foi dada às 09h30. Estava um frio de rachar. Trilhos muito rolantes com muita areia, muito vento mas nada que fizesse mossa. A prova foi constantemente imposta com um ritmo forte , integrei sempre o grupo da frente  até a uma descida considerada perigosa que mais parecia um precípício. Aí desmontei e perdi o grupo da frente perdendo algum tempo. A partir daí foi a parte mais bela do percurso, com boas subidas, algumas quase intransponíveis montado, belos single tracks entre pinheiros e uma última subida às antenas perto de Águas de Moura. De seguida, foi sempre em bom ritmo em direcção ao Poceirão. A única dificuldade nestes estradões foi o vento e a areia.  Terminei a meia-maratona em 10º lugar.