quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

V Maratona "Terras do Montado" - Portel

Realizou-se no dia 28 de Novembro a V Maratona "Terras do Montado" em Portel. A referida maratona está integrada na Feira do Montado o que se revela um excelente motivo para conciliar o prazer de praticar BTT com um fim-de-semana prolongado e em boa companhia.
Assim sendo partimos na sexta-feira á tarde em direcção a Portel onde mais tarde nos encontrámos com o casal Nuno e Cristina Sequeira que nos fizeram companhia neste fim-de-semana.
Ficámos hospedados no Monte da Boavista, casa de Turismo Rural a 1 km de Portel. Usufruímos no dia de sábado de toda a tranquilidade que o Monte da Boavista proporcionava para estarmos preparados para o dia seguinte.
No Domingo por volta das 07h30 fomos tomar o pequeno-almoço que foi preparado pela Cristina.
Ás 8 horas fomos para Portel, estavam cerca de 5 graus. Os dorsais foram levantados no sábado à noite na Feira do Montado. Gostei das ofertas: uma garrafa de vinho tinto, uma garrafa de azeite, uma t-shirt e um gorro/cachecol que veio a dar muito jeito no dia da prova.
Quinze minutos antes da partida, já eu e o Nuno estávamos na linha da frente. A partida foi dada ás 09 horas com um ritmo muito forte, com cerca de 5 kms percorridos veio a 1ª dificuldade: a subida de S. Pedro que fez mossa a muitos atletas. Depois veio uma boa descida o que deu para descansar um pouco, rolei alguns kms com o meu amigo Nuno, infelizmente ele teve um azar. Depois tive que batalhar sozinho por muitas posições. Com trilhos muito rápidos estava a correr tudo na perfeição, consegui chegar a um dos grupos da frente. Na passagem do 1º abastecimento, estava a minha esposa e a Cristina a dar-me apoio e força para o resto da prova. Percorri os últimos 2 kms com um bom ritmo juntamente com mais três atletas. Conclui a prova com esses mesmos participantes em 7º lugar com o tempo de 01h51:25.
Esta prova encerrou a minha época desportiva.
Em 2011 conto participar em algumas competições com um nível superior.
A 1ª participação será na 1ª Maratona Lagoa do Calvo - Poceirão no dia 23 de Janeiro.

A preparar-me para a prova...

terça-feira, 16 de novembro de 2010

2º Passeio de Almádena - Lagos

A convite do meu amigo Nuno desloquei-me a Almádena para participar no 2º passeio no dia 07 de Novembro.
Estavam presentes cerca de 250 participantes para 2 distâncias. 35 km e 65 km.
Pernoitei em Portimão e cheguei a Almádena por volta das 08h00, mesmo a tempo de preparar tudo. Quando fui levantar o dorsal constatei que o saco tinha uma roda pedaleira. Pensando tratar-se de um engano, fui ter com um Sr. da organização que me esclareceu: já tinham realizado o sorteio e fui um dos premiados.
A partida foi dada às 09h com um ritmo muito forte imposto pelo grupo da frente constituído por bons atletas do Algarve, consegui pedalar muitos kms junto a esse grupo o que foi uma grande ajuda, percurso excelente, subidas magníficas e difíceis, muitas zonas rápidas. Ao km 15, quando se deu a separação dos percursos, foi-me dito pela organização que era o 1º dos 35 km, verifiquei ao olhar para trás que o 2º classificado estava a mais de um minuto. Geri a corrida até aos últimos kms. A 5 km do fim vem a parte mais espectacular, com um single track extenso, muito bonito e técnico.
Quando entro na aldeia de Almádena, verifiquei que o 2º classificado ainda estava distante e geri essa vantagem até à meta que cortei em 1º lugar no percurso de 37 km com o tempo de 01h38:03 e com média de 22,3 km/h.
Tenho que agradecer esta vitória ao meu amigo Nuno Sequeira que me incentivou desde o início e que me deu a conhecer este grande passeio no Algarve.
A organização está de parabéns e conto estar presente no próximo ano.
No dia 28 de Novembro estarei em Portel para a V Maratona Terras do Montado.


Com o meu amigo Nuno e o seu treinador, João Rodrigues

4º Passeio BTT da Carrasqueira

Realizou-se no dia 31 de Outubro o 4º passeio de BTT na minha terra natal, organizado pelo Grupo Desportivo da Carrasqueira, clube que eu represento.
Neste passeio tive uma participação diferente, na medida em que escolhi muitas zonas do percurso e fiz as marcações...mas também pedalei.
Os atletas poderiam optar por 2 distâncias: passeio guiado de 20 km e passeio de andamento livre de 60 km que teve que ser reduzido para 54 km devido à chuva que caiu nos dias anteriores.
Estiveram presentes cerca de 150 participantes.
A partida teve início às 9h15. O percurso foi rolante com cerca de 150 metros de altimetria para os 54 km. Os participantes dos 54 km tinham acesso a 2 pontos de abastecimento sólidos e liquidos.
Passámos por zonas muito bonitas da Herdade da Comporta e também pelo conhecido porto palafítico da Carrasqueira onde os participantes puderam apreciar a beleza natural do rio Sado.
Terminei o passeio com o tempo de 02h15 na 2ª posição chegando ao mesmo tempo do 1º classificado.
O almoço foi porco no espeto que estava excelente.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

6ª Maratona Vale do Sado - Alcácer do Sal

Realizou-se no dia 16 de Outubro a 6ª maratona Vale do Sado, em Alcácer do Sal, foi a minha 5ª participação nesta maratona que tem um nível de organização muito bom.
Por volta das 08 horas, já estava junto ao secretariado da escola básica para levantar o dorsal, fui preparar a bike e o restante material, depois dirigi-me para o local da partida junto ao tribunal, ás 9 horas foi dada  a partida. Os primeiros 10 km foram muito rolantes, a dificuldade foi o nevoeiro que atingiu Alcácer, aos 15 km deparámo-nos com a primeira subida, depois foi sempre a lutar pelos primeiros lugares onde estava com mais dois atletas a perseguir quatro atletas que seguiam na nossa frente, foram alcançados ao km 45 pelo nosso grupo. Depois deparámo-nos com a maior dificuldade do dia, uma subida muito dura e íngreme onde o grupo não se partiu, depois foi sempre a um grande ritmo  e para finalizar fomos disputar o 2º e 3º lugar ao sprint. Terminei a maratona no 7º lugar e completei os 63 km em 02h35:12.

2º Maratona BTT Cocheiros - Santo Aleixo da Restauração

No sábado, dia 9 de Outubro, deslocámo-nos a Moura para estarmos presentes na 2ª Maratona BTT Cocheiros, no dia seguinte, em Santo Aleixo da Restauração. Chegámos cedo a Moura o que nos possibilitou conhecer um pouco da região e a gastronomia local. Um casal amigo acompanhou-nos neste fim-de-semana por terras alentejanas. Pernoitámos numa casa de turismo rural "Pinta Barris", o ideal para relaxar antes da maratona de btt.
O dia de domingo começou cedo com o pequeno-almoço pelas 07 horas. Depois dirigimo-nos a Santo Aleixo da Restauração. Chegados lá, fomos levantar o dorsal da maratona, depois fui preparar a bike e o restante material. Com tudo preparado, dirigi-me para a partida que era junto à igreja da terra. Por volta das 09h15 foi dada a partida onde se começou com um ritmo muito forte, percurso muito exigente mas muito fixe. Foi pena a organização não se ter empenhado mais nas marcações do percurso, era muito fácil qualquer atleta se enganar mas o que interessa é que correu tudo bem e consegui chegar ao final com um bom resultado: 11º lugar com o tempo de 02h14:35.
Depois de um belo banho quente, foi a vez do almoço que estava excelente.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

No dia 3 de Outubro, estive presente na Maratona Internacional de BTT do Algarve em São Bartolomeu de Messines. Foi a minha 2ª participação num evento de BTT nessa bela localidade algarvia. O dia começou cedo com uma viagem de Portimão até Messines por volta das 07h30. Chegando a Messines, fui levantar o dorsal e tomar o pequeno-almoço que a organização disponibilizou para os atletas. De seguida preparar o material todo. Antes da partida ainda houve tempo para confraternizar com velhos amigos que conheci nestas andanças. Foi dada a partida com um arranque muito forte, 5 kms a rolar, deparei-me com a primeira dificuldade, uma subida com cerca de 6 kms, muito duro. A partir daí foi sempre num sobe e desce constante, mas tudo a  correr bem, sempre inserido no grupo dos 10 primeiros, até que ao km 44 sofri uma violenta queda. Estive no chão durante alguns minutos com dores, fiquei com mazelas profundas no joelho esquerdo, no braço e ombro e até pensei em desistir. Mas um companheiro incentivou-me a continuar e acompanhou-me até à meta, sempre a dar apoio. Foram 11 km finais de puro sofrimento. Mesmo com este grande azar,  terminei a prova dos 55 kms no 31º lugar com o tempo de 02h50m.

No dia 10 de Outubro irei, pela primeira vez,  a Santo Aleixo da Restauração participar na 2ª Maratona BTT Cocheiros.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

3º Raid BTT Grupo Desportivo das Portelas - 12 de Setembro de 2010

Estava de férias em Portimão e um amigo meu algarvio falou-me muito bem deste raid, e como estava de férias por aquela zona, resolvi participar e em boa hora o fiz. Chegámos a Lagos por volta das 8h. Tivémos direito a um pequeno-almoço agradável e após levantar o dorsal, fui preparar-me e fazer o aquecimento. Ás 9 horas foi iniciada a partida e rolámos 5 kms até ao km zero situado em Portelas, foi dada a partida real, começámos logo com uma subida o que provocou o avanço dos atletas melhor preparados. Eu rolei junto a um grupo de 10/15 atletas que seguiam na frente, mas após a 2ª dura subida perdi o contacto com os primeiros. O percurso estava bem marcado, excelentes single tracks. Terminei a prova dos 45 km no 5º lugar em 01h58:30. A minha próxima participação será no dia 03 de Outubro em São Bartolomeu de Messines onde espero obter um bom resultado.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

VI Passeio BTT "Pelos Trilhos de Mombeja - 5 de Setembro de 2010

Estive presente, pela 1ª vez, neste evento e fiquei fã. Partimos para Mombeja, eu e a minha esposa logo no sábado à tarde e à chegada depressa constatámos que estávamos perante um grupo de pessoas da organização muito simpático e acolhedor. Pernoitámos no camping que a organização disponibilizou para de manhã acordar e preparar tudo sem percalços e nas calmas.  Acordei por volta das 7 e meia da manhã, fui tomar o pequeno-almoço que a organização disponibilizou e depois fui preparar a bike e todo o material necessário. Ás 08h45 já estava na linha da frente preparado para mais uma aventura. Às 9 iniciámos a prova, os primeiros kms foram muito rolantes até à 1ª dificuldade do dia: a subida do moinho onde rolava com o grupo da frente. Relativamente aos abastecimentos, só bebi água que estava bem fresquinha. Rolávamos pero do final e ia entre os cinco primeiros quando tive um pequeno azar, sofri uma queda e fiquei magoada no ombro e com algumas feridas na perna. Mesmo assim consegui um bom resultado: 8º classificado onde completei o percurso dos 45 kms em 02h03:35. Depois da lavagem da bike, fui tomar um belo banho de água fria mas até que soube bem. Seguidamente fomos almoçar onde nos esperava uns belos grelhados e como sobremesa tinhamos várias opções: fruta, arroz doce, gelado. Foi um fim-de-semana interessante e para repetir!

sábado, 11 de setembro de 2010

Raid Portelas - Lagos - 12 de Setembro 2010

Amigos das pedaladas, criei este blog para partilhar convosco as minhas aventuras de BTT, a partir da próxima segunda-feira actualizarei o blog. Amanhã estarei no III Raid de Portelas - Lagos. Vai ser uma estreia nesse evento.

Boas pedaladas!!