terça-feira, 16 de novembro de 2010

2º Passeio de Almádena - Lagos

A convite do meu amigo Nuno desloquei-me a Almádena para participar no 2º passeio no dia 07 de Novembro.
Estavam presentes cerca de 250 participantes para 2 distâncias. 35 km e 65 km.
Pernoitei em Portimão e cheguei a Almádena por volta das 08h00, mesmo a tempo de preparar tudo. Quando fui levantar o dorsal constatei que o saco tinha uma roda pedaleira. Pensando tratar-se de um engano, fui ter com um Sr. da organização que me esclareceu: já tinham realizado o sorteio e fui um dos premiados.
A partida foi dada às 09h com um ritmo muito forte imposto pelo grupo da frente constituído por bons atletas do Algarve, consegui pedalar muitos kms junto a esse grupo o que foi uma grande ajuda, percurso excelente, subidas magníficas e difíceis, muitas zonas rápidas. Ao km 15, quando se deu a separação dos percursos, foi-me dito pela organização que era o 1º dos 35 km, verifiquei ao olhar para trás que o 2º classificado estava a mais de um minuto. Geri a corrida até aos últimos kms. A 5 km do fim vem a parte mais espectacular, com um single track extenso, muito bonito e técnico.
Quando entro na aldeia de Almádena, verifiquei que o 2º classificado ainda estava distante e geri essa vantagem até à meta que cortei em 1º lugar no percurso de 37 km com o tempo de 01h38:03 e com média de 22,3 km/h.
Tenho que agradecer esta vitória ao meu amigo Nuno Sequeira que me incentivou desde o início e que me deu a conhecer este grande passeio no Algarve.
A organização está de parabéns e conto estar presente no próximo ano.
No dia 28 de Novembro estarei em Portel para a V Maratona Terras do Montado.


Com o meu amigo Nuno e o seu treinador, João Rodrigues

4º Passeio BTT da Carrasqueira

Realizou-se no dia 31 de Outubro o 4º passeio de BTT na minha terra natal, organizado pelo Grupo Desportivo da Carrasqueira, clube que eu represento.
Neste passeio tive uma participação diferente, na medida em que escolhi muitas zonas do percurso e fiz as marcações...mas também pedalei.
Os atletas poderiam optar por 2 distâncias: passeio guiado de 20 km e passeio de andamento livre de 60 km que teve que ser reduzido para 54 km devido à chuva que caiu nos dias anteriores.
Estiveram presentes cerca de 150 participantes.
A partida teve início às 9h15. O percurso foi rolante com cerca de 150 metros de altimetria para os 54 km. Os participantes dos 54 km tinham acesso a 2 pontos de abastecimento sólidos e liquidos.
Passámos por zonas muito bonitas da Herdade da Comporta e também pelo conhecido porto palafítico da Carrasqueira onde os participantes puderam apreciar a beleza natural do rio Sado.
Terminei o passeio com o tempo de 02h15 na 2ª posição chegando ao mesmo tempo do 1º classificado.
O almoço foi porco no espeto que estava excelente.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

6ª Maratona Vale do Sado - Alcácer do Sal

Realizou-se no dia 16 de Outubro a 6ª maratona Vale do Sado, em Alcácer do Sal, foi a minha 5ª participação nesta maratona que tem um nível de organização muito bom.
Por volta das 08 horas, já estava junto ao secretariado da escola básica para levantar o dorsal, fui preparar a bike e o restante material, depois dirigi-me para o local da partida junto ao tribunal, ás 9 horas foi dada  a partida. Os primeiros 10 km foram muito rolantes, a dificuldade foi o nevoeiro que atingiu Alcácer, aos 15 km deparámo-nos com a primeira subida, depois foi sempre a lutar pelos primeiros lugares onde estava com mais dois atletas a perseguir quatro atletas que seguiam na nossa frente, foram alcançados ao km 45 pelo nosso grupo. Depois deparámo-nos com a maior dificuldade do dia, uma subida muito dura e íngreme onde o grupo não se partiu, depois foi sempre a um grande ritmo  e para finalizar fomos disputar o 2º e 3º lugar ao sprint. Terminei a maratona no 7º lugar e completei os 63 km em 02h35:12.

2º Maratona BTT Cocheiros - Santo Aleixo da Restauração

No sábado, dia 9 de Outubro, deslocámo-nos a Moura para estarmos presentes na 2ª Maratona BTT Cocheiros, no dia seguinte, em Santo Aleixo da Restauração. Chegámos cedo a Moura o que nos possibilitou conhecer um pouco da região e a gastronomia local. Um casal amigo acompanhou-nos neste fim-de-semana por terras alentejanas. Pernoitámos numa casa de turismo rural "Pinta Barris", o ideal para relaxar antes da maratona de btt.
O dia de domingo começou cedo com o pequeno-almoço pelas 07 horas. Depois dirigimo-nos a Santo Aleixo da Restauração. Chegados lá, fomos levantar o dorsal da maratona, depois fui preparar a bike e o restante material. Com tudo preparado, dirigi-me para a partida que era junto à igreja da terra. Por volta das 09h15 foi dada a partida onde se começou com um ritmo muito forte, percurso muito exigente mas muito fixe. Foi pena a organização não se ter empenhado mais nas marcações do percurso, era muito fácil qualquer atleta se enganar mas o que interessa é que correu tudo bem e consegui chegar ao final com um bom resultado: 11º lugar com o tempo de 02h14:35.
Depois de um belo banho quente, foi a vez do almoço que estava excelente.